Jovem brasileiro se inscreve em projeto "Marte sem volta"




O projeto 'Mars One' pretende, até 2023, levar pessoas à Marte. Diferente de Neil Armstrong – primeiro homem a pisar na Lua – aqueles que forem selecionados para ir à Marte, não poderão voltar; isso por alguns motivos:
1º - Não há tecnologia disponível no projeto que garanta a ida e a volta dos astronautas.
2º - O objetivo é povoar a irmã gelada da Terra – Marte.
3º - A viagem de ida e volta encareceria ainda mais o projeto, estimado em 6 bilhões de dólares.

Quem quiser ir, deve se voluntária no site http://migre.me/efWOx e esperar ser escolhido. E, incrivelmente, foi isso que fez um brasileiro de São Paulo. O jovem Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira, de 22 anos, se arriscou nessa aventura e se candidatou.

Estudante de astronomia, envolvido em atividades relacionadas a divulgação científica, fundador da Organização Universo Racionalista, e grande admirador de Carl Sagan, Douglas afirma que a missão se trata de uma "oportunidade única na vida" e que, mesmo sem nenhum tipo de apoio da família – que diz que o jovem está carimbando o "passaporte para a morte" –, ele acredita no potencial da missão enquanto adota, ao mesmo tempo, uma visão cética sobre a questão: "se não der certo hoje, basta continuar tentando. Dará certo amanhã, a humanidade é assim". "Em qualquer projeto é preciso que haja pessoas dispostas a serem as primeiras a fazer e a testar possibilidades, uma característica imanente do método científico." "Se isso vai dar certo ou não, se faz ainda necessário o teste. Temos que tentar descobrir se essa hipótese é verdadeira ou falsa, com a nossa tecnologia atual. Quero dizer, todos sabemos que o tempo passa, a tecnologia avança. Sabemos que colonizações começam com cabanas no meio do mato e terminam em megacidades espalhadas por um país." "Agora, se vai dar certo manter seres humanos vivendo em Marte, eu devo confessar que estou bem cético em relação a isso, mas nada que tire a minha vontade de chegar aonde nenhum humano jamais chegou."

Um comentário:

  1. O homem sem sombra de dúvida vai conquistar o espaço e colonizar planetas. Mas aonde for terá que escolher pontos acima do nível do mar e procurar a pedra ou caverna para se estabelecer como proteção (raios cósmicos e substancias tóxicas) até desvendar todos os mistérios do novo mundo descoberto, depois fundar uma colônia organizada e protegida.
    Pra sobrevivência terá que depender da tecnologia, da engenharia e robótica.
    Sem as ferramentas adequadas simplesmente todo o esforço sera jogado fora, é inútil qualquer permanência humana em mundos desconhecidos se não for bem planejada.
    Marte assim como tantos outros planetas so pode receber uma vizita breve do homem, para exploração de recursos do planeta será necessário usar robôs, a tecnologia robótica sera crucial nestes lugares onde o ser humano não pode permanecer durante muito tempo correndo risco de vida e saúde.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_de_Marte

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.