Pirataria começa a produzir resultados

Músicos de diversas vertentes foram à Brasília nesta quarta-feira fazer lobby para a aprovação da PEC nº 98/07 que visa a redução tributária incidente nos cds e dvds de artistas nacionais produzidos na Zona Franca de Manaus. Uma vez aprovada esta PEC a redução tributária incidente nestes produtos pode chegar a 25% do que hoje incide num cd ou dvd.

O impacto da pirataria no ramo fonográfico é considerado por músicos e empresários do setor como catastrófico. Reduziu 6 de cada 10 empregos que a indústria da música tinha antes da invasão pirata no nosso país.

“Com a redução dos impostos, os artistas nacionais terão mais chances de serem ouvidos pelos brasileiros. A medida ainda pode coibir os downloads ilegais e abrandar o valor dos formatos digitais, como os ringtones (músicas adaptadas para tocar em aparelhos de telefones celulares)”, disse o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), um dos autores da proposta de emenda constitucional.

Nota do blog: já não era sem tempo de se aprovar uma medida dessas. O preço de um cd no Brasil é algo surreal. E se você for comprar um dvd, pode se deparar com o absurdo de ser mais caro que o aparelho tocador de dvd. Enquanto não houver uma mudança radical nos preços dos discos, meus fornecedores de cds continuarão sendo os mesmos: as promoções de R$ 9,90 das Americanas e o Shopping de Valderico.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.