Jornal Bahia Hoje faz plágio de Veja.

A edição nº 25 do Jornal Bahia Hoje (7 a 13 de novembro) traz uma matéria sobre os perigos do açúcar na alimentação humana, com várias informações importantes. Texto 'escrito' por Rava Midlej. Ocorre que a matéria veiculada no semanário é um plágio total da edição nº 2131 da revista Veja, de 23 de setembro de 2009. E o pior: nada foi creditado à matéria publicada pela revista.

A cópia foi tão perfeita que há trechos 'ipsis literis' da Veja. Nosso blog, em data de 08 de novembro fez menção à matéria de Veja. Mas ao contrário do semanário, os créditos estão lá. Basta conferir.

Vejamos alguns trechos do Bahia Hoje.

Bahia Hoje

"O açúcar, em suas várias formas, é o grande promotor da obesidade, mas seus níveis altos no sangue podem ser associados ao ataque cardíaco, ao derrame cerebral e ao diabetes..."

Veja

O açúcar, em suas várias formas, é o grande promotor da obesidade, mas seus níveis altos no sangue podem ser associados a quase todas as moléstias degenerativas, do ataque cardíaco ao derrame cerebral e ao diabetes..."

Bahia Hoje

"...Movido pela energia calórica, o mundo segue girando tão rápido que estamos passando por uma mudança vertiginosa: o açúcar começa a ser considerado um vilão da saúde humana, um veneno tão prejudicial que merece ser tratado com o mesmo rigor empregado contra o tabaco. Está mais perto o dia em que um pacote de açúcar trará a inscrição: " O Ministério da Saúde adverte: este produto é prejudicial à saúde..."

Veja

"...Movido pela sua energia calórica, o mundo segue girando rápido, tão rápido que estamos na soleira de outra mudança vertiginosa: o açúcar começa a ser considerado um vilão da aúde humana, um veneno tão prejudicial que merce ser tratado com o mesmo rigor empregado contra -suprema decadência- o tabaco. Esta mais perto o dia em que um pacote de açúcar trará a inscrição: "O Ministério da Saúde adverte: este produto é prejudicial à saúde."

Há mais uma quantidade de trechos iguais aos publicados na revista. O jornal poderia, ao menos, fazer um resumo mais livre da matéria publicada em Veja. Preferiu o caminho da cópia, da falta de criatividade. Subestimou aos seus leitores.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.