Semana Tim Maia



Genial, nas atitudes, na obra, e principalmente, nas palavras, Tim ficou - também - conhecido pelas polêmicas em que se envolveu. Era notória sua birra com as Organizações Globo, como também as dúvidas que gerava quanto a sua presença nos shows que realizava, tanto que isso gerou um dos seus mais célebres aforismos:

"Tim Maia, o artista que mais comparece a shows no Brasil"

Na revista profissional de show business Sucesso, uma espécie de páginas amarelas da indústria de espetáculos de todo o Brasil, mandou colocar um anúncio, com seu carão sorridente, oferecendo shows de Tim Maia, dando o telefone de sua casa e dispensando intermediários:

"Tratar com o mesmo"

Era justamente aí que morava o perigo. Conforme seu humor e o nível do cofrinho, podia, depois de pedir alguns segundos para pensar, reduzir seu cachê para menos da metade. Ou pedir o dobro do oferecido. Ou recusar por algum motivo extramusical.

Em um telefonema, Tim acertou pessoalmente um show num clube da Zona Oeste do Rio, a região mais pobre da cidade, o levado era razoável, pago em dinheiro antes do show. Aceitou sem maiores discussões. Tudo fechado, ao se despedir, o contratante perguntou candidamente: "Mas você vem mesmo, né?"

Foi mandando à merda, à puta que o pariu e à casa do caralho, e o show foi pro espaço.

Em 97, os Titãs faziam sucesso com o Acústico e iam se apresentar no Metropolitan aonde Tim havia feito dois shows. Com o apoio entusiástico de toda a banda, Branco Mello ligou para Tim, convidando-o para ser homenageado e fazer uma participação especial:

"Pô, Branco, se eu não vou aos meus shows, imagina no de vocês?"

Nesse memso ano, Tim foi convidado pelo PSB a se candidatar a senador pelo Rio de Janeiro. Sua plataforma se resumia a "liberação geral e irrestrita" e à criação de uma universidade afro-brasileira. Perguntado por que escolhera o pequeno PSB, politizou o célebre aforismo brasileiro:

"O Brasil é o único país onde, além de puta gozar, cafetão ter ciúme e traficante ser viciado, pobre é de direita"

No ano de 1973, pesando 100 quilos, Tim ficou curioso com a dieta a que Carlos Imperial se submeteu, tendo emagrecido 30 quilos. Ligou para Imperial, internou-se na mesma clínica e não aguentou uma semana. Fugiu com a roupa do corpo em um caminhão de entrega de leite e foi direto para um churrascaria em Ipanema, na zona sul do Rio.

Na sua primeeira entrevista após a dieta (frustrada), veio mais um de sues aforismos. "Tim, como foi o tratamento?"

"Fiz uma dieta rigorosa. Cortei álcool, gordura e açúcar. Em duas semanas perdi 14 dias"



E assim (daí pra mais, diga-se) foi o velho Tim. Aqui, em um clássico, elogiadíssimo pela crítica musical. These Are The Songs, que fez parte de seu primeiro disco, Tim Maia, dueto com a maior cantora do Brasil, Elis Regina.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.