1991: Use your illusion I x Metallica (álbum preto)

Como ontem foi o dia internacional do rock, resolvemos rever a análise dos álbuns destas duas bandas que estavam revirando o mundo no começo da década de 90.

As expectativas em torno do lançamento do novo álbum do Guns n´Roses (à época) foram tão grandes, causaram tanto 'frisson', que acabaram gerando mais decepção que euforia. As 'piadinhas' dos críticos de arte aproveitam a tradução do título dos álbuns (que como pegaram a época do vinil, eram dois álbuns duplos - um exagero típico do próprio Axl Rose) e 'desciam o sarrafo nas pretensões de Axl Rose: "Doce ilusão" (Bizz de agosto de 1991), "Que ilusão!" e por aí ia.

Já o lançamento da banda Metallica, agradava aos críticos, porém aos fãs o desagrado foi geral. Aquelas frases prontas de fã de heavy metal que quer que a banda continue sendo 'underground' para sempre: "o Metallica se vendeu", "o Metallica não toca mais heavy", "o Metallica 'tá' fazendo balada". E esse era o clima.

A Revista Bizz de novembro de 1991 analisou os dois álbuns. Dos 8 colunistas que analisaram os álbuns, o Metallica recebeu 3 ótimos e 4 bons (apenas 1 interessante). Já o 'Use your illusion I' não recebeu nenhum ótimo. Recebeu 3 bons, 3 interessantes, 1 razoável e 1 fraco. Esse fraco foi do editor da Bizz, André Forastieri, o maior critico do Guns n´Roses no Brasil. 'Descia a madeira' em tudo que o Guns fazia. Dos solos de Slash (que chamava de embaixadinas) aos vocais esganiçados de Axl Rose. Em suma: mandava os fãs do Guns beberam na fonte dos originais: Stones, Led Zeppelin, The Doors etc. O que não estava de todo errado...mas ele chegava a ser meio 'radicalzão'.

Hoje, passados quase 20 anos do lançamento desses dois álbuns, muita coisa boa pode ser extraída do Use your illusion (I e II): Dust n´ bones, So fine, The Garden, Estranged, You could be mine, November Rain. Mas como álbum de rock n´roll o 'Black' álbum do Metallica, além de ter representado a maturidade musical da banda do baterista Lars Ulrich, parece ter sido menos pretencioso e mais marcante que os álbuns de Slash e turma. Enfim, o 'Black' álbum representava o fim de um heavy metal adolescente. Era como se o heavy metal tivesse acabado de sair da universidade. Mais maduro, mais experiente.

E 18 anos depois, coincidentemente, essas bandas estão com álbuns novos: o Guns com o finalmente lançado "Chinese Democracy" e o Metallica com o "Death Magnetic". E 18 anos depois,´parecem que as coisas estão do mesmo jeito: O Metallica com menos estardalhaço e mais som e o Guns precisando diminuir o estardalhaço...

Em tempo: essa Bizz de novembro de 1991 trazia o U2 na capa, por conta do lançamento do álbum Achtung Baby!

2 comentários:

  1. realmente o album do metallica tem mais consistencia. Como álbum de rock n roll é mais completo que o Use your illusion

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro porque também colecionava a BIZZ nessa época. O Forastieri realmente descia a madeira no Guns. Eu, particularmente gosto dos dois, tendo até uma queda maior pelo Guns de uma maneira geral, mas, reconhecendo que o Metallica tem álbuns muito, mas muito mais regulares.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.