40 anos do 'Abbey Road'




A foto que ilustra o álbum 'Abbey Road' dos ingleses de Liverpool fez 40 anos. Os Beatles tiraram a foto em 8 de agosto de 1969, na Av. que dá nome ao disco e ao estúdio onde o mesmo foi gravado. E nunca imaginariam que esta seria a capa de disco mais famosa do mundo. Um fusca que aparece ao fundo da faixa onde os Beatles atravessam, foi arrematado num leilão por R$ 50.000,00 e atualmente está exposto em Wolfburg, no museu da Volkswagen na Alemanha.

Várias outras 'viagens' de fãs dos Beatles criaram, à época, lendas em torno desta capa. Uma delas seria a tese de que Paul estaria morto: Lennon, por estar de branco, seria o padre; Ringo, por vestir preto, seria o agente funerário (sem falar num carro preto que aparce ao fundo, e que é usado em cortejos funrários), George Harrison, pelas vestimentas, seria o coveiro e Paul, pelo fato de estar descalço, com um cigarrro na mão direita, mesmo sendo canhoto e em descompasso com os outros Beatles, estaria morto (aquele seria um sósia) E mais: as letras da placa fusca em questão Fusca em inglês, beetle) são 'LMW' sendo 'Linda McCartney Widow', ou seja, Linda McCartney viúva. Uma 'viagem' só.

Falando do álbum, a canção 'Something' (que você vê o clipe acima) é considerada a mais importante do álbum e segundo a Revista 'Time' é a segunda mais executada da carreira dos Beatles, só perdendo para 'Yesterday'. 'Something' foi composta por George Harrison, que finalmente com 'Abbey Road' se consagra como verdadeiro artista saindo da sombra de Lennon e McCartney. Outra composição de George Harrison é 'Here comes the sun', outro clássico dos Beatles.

Por alguns, Abbey Road é considerado o melhor álbum dos Beatles (a grande briga seria com Sgt. Pepper's) e a revista 'Rolling Stone' o elegeu como o 14º melhor de todos os tempos.

Curta 'Something' logo aí!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.