Walter Salles Jr. x Fernando Meireles.



Dois grandes cieneastas. 6 grandes produções que ultrapassaram a barreira da "South America". Além de Diários de Motocicleta, Salles dirigiu Central do Brasil ,de 1998, um marco na história do novo cinema nacional. Foi indicado em duas categorias do Oscar: melhor filme estrangeiro e melhor atriz para Fernanda Montenegro. Pela reprecussão de Central do Brasil, Salles foi eleito um dos 40 melhores diretores do mundo, pelo jornal britânico The Guardian. Em 2001, Abril Despedaçado recebeu indicação ao Globo de Ouro para melhor filme estrangeiro.

Fernando Meireles trouxe outro clássico do cinema tupiniquim: Cidade de Deus, ambientado na favela carioca de mesmo nome, além de Jardineiro Fiel. Com Cidade de Deus, Meirelles concorreu no ano de 2004 ao Oscar de Melhor Direção, mas não deu.

Já com Jardineiro Fiel, recebeu quatro indicações no Festival de Cannes. Em 2008 Meireles dirigiu a adaptação do livro de José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira. O filme, com atores ingleses, recebeu o nome de Blindness. O video apresentando o Rio como Cidade 2016 tambémm teve direção de Meirelles. Não é à toa o talento destes dois grandes artistas da "Sétima Arte".

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.