A crise dos 70.


Por Alex Venícius

Certo dia, vinha todo feliz, todo convencido de que tinha realizado o sonho que povoa a mente de todo brasileiro: finalmente tinha "adquirido" a tão sonhada casa (ap) própria.

Aderi ao plano mais adequado ao meu orçamento, escolhi o andar e dei um cheque de pouco mais de 3 mil reais de entrada.

Voltei pra casa com um folder do condomínio, olhando aquele projetão. Piscina, salão de festas, espaço gourmet (uia!), 3 quartos em 67 metros quadrados e um monte de 'efeitozinho' de computador. Estava feliz da vida.

Aí o sonho virou um tormento. Eu fui me tocar o que seriam 67 metros quadrados: um cubículo. Ainda mais eu, que sempre vivi em casa e tinha acabado de comprar um terreno de 200 metros quadrados.

A partir deste dia comecei a ter crises de claustrofobia antecipada, me vendo dentro de um 'ap' desses. A suadeira já me vinha só de pensar. Tomei uma decisão maluca: sustei o cheque e mandei uma carta para a construtora manifestando minha desistência do sonho da casa (de pombo) própria.

Fiquei aliviado em ter me livrado desse "aperto". Na verdade, esses 'aps' cada vez menores, nada mais são do que a adaptação do mercado ao bolso dos brasileiros.

Na década de 70 a média de um 'ap' de dois quartos era de 85 metros quadrados. Em 2000, já era de 65. Esses 'aps' são tão pequenos, as adaptações são tão radicais, que tem gente que deixa de fazer feira de mês, para fazer semanal, porque, às vezes, a tampa do forno só abre quando a geladeira tá fechada. E mais. Já tem construtora falando em condomínios com 'aps' de 50, 40 metros quadrados!!

Agora eu acho que estou feliz de verdade: só minha sala de tv tem 20 metros quadrados. Crise dos 70 pra mim, agora só daqui a 40 anos!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.