Política e religião (não) se misturam.



Meu caro amigo Ricardo Ribeiro,

Ainda quando em terras paulistanas, não me contive e tirei esta fotografia, que você e demais leitores podem ver no nosso humilde blog. Imediatamente, lembrei-me das aulas do ilustre e ínclito Prof. Jonas Boa Morte. Dizia o citado mestre, que a igreja muito lutou para que se chegasse ao chamado estado laico, ou seja, um estado neutro quanto às questões religiosas, que não difere seus cidadãos pelo credo religioso.

Eis que na minha leitura diária (diria até horária, sim!) do mais notável blog de Itabuna, deparei-me com o post "Política e religião (não) se misturam".

Meu amigo Ricardo, como se percebe isto não é uma prática exclusiva da IURD. Mas também do Templo do Pastor R. R. Soares, que assim como Edir Macedo, "preocupa-se" em misturar não apenas igreja com poder político, mas também (e principalmente) igreja com negócios: ambos são donos de empresas de comunicação.

Não me espanto com as atitudes de tais pastores. Espanto-me ( e aí, de forma imensurável) com a quantidade de fiéis (ou pobres ignorantes?) que seguem a receita destes senhores, sem ao menos questionar esta descarada mistura do credo com dinheiro e poder (e outras coisas, que nossos olhos não conseguem enxergar).

Mas meu espanto nao fica por aqui. Preste atenção nesta última foto. Ela foi clicada ao lado da entrada principal do templo principal do pastor R. R. Soares, na famosa Av. São João. E aqui fica minha conclusão: não são só os pastores que pensam em dinheiro. Com certeza, diante desta cena, seus fiéis naõ tiram os cifrões, também, de suas idéias.


Foto do pastor R. R. Soares ao lado de um mendigo que se protege do frio paulistano, na entrada de seu templo.

Religião e política se misturam sim, meu caro Ricardo. E de preferência, sem muita sensibilidade, para que não se quebre a tradição brasileira.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.