Chuva mantém moradores isolados na zona rural de Itabuna, sul da Bahia

Ponte de acesso ao distrito de Itamaracá está submersa desde domingo.
Alagamento também afeta rotina de moradores da cidade de Ilhéus.


Moradores do distrito de Itamaracá, na zona rural da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, estão isolados desde domingo (20), dia em que a água do Rio Cachoeira foi elevada em consequência das chuvas. A situação deixa submersa a ponte da comunidade, principal via de entrada e saída dos moradores. Ninguém consegue ter acesso à zona rural da região.

Diante do cenário, para os moradores irem de Itamaracá até Itabuna, precisam percorrer 80 km a mais, através do distrito de Jussari. Como não há transporte coletivo nesse trajeto, nem toda a população pode utilizar essa opção, o que ajuda a manter o isolamento da comunidade. Algumas pessoas se arriscam a fazer a travessia do Rio Cachoeira de canoa

A Associação de Moradores de Itamaracá diz que o problema é antigo. Para o jovem Javã Batista Silva, pastor da Igreja Batista, os estudantes e trabalhadores são os que mais se prejudicam com a situação. “A comunidade sofre muito, principalmente os estudantes, que estão no fim do ano letivo, perdem provas e 70% da população trabalha no centro. Ficam sem trabalhar, ficam sem mantimentos”, relata.

Um projeto da prefeitura prevê a construção de uma opção alternativa pela BR-101. O secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, José Alencar, afirma que o projeto de melhoria de estradas vicinais já foi solicitado para o Ministério da Integração Nacional, pasta do Governo Dederal. “Não só para Itamacará, mas para Ribeirão Seco, Ferrada, Serrado”, conta.

Em Ilhéus, as chuvas também contribuíram para que as ruas ficassem alagadas, a exemplo da travessa no bairro Cidade Nova. Já na rua Liberdade, no bairro Teotônio Vilela, moradores precisaram cavar valetas para escoamento da água.

Do G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.