Ana Cañas, Céu, Maria Gadu, Mariana Aydar e Tiê.

Preste atenção nelas. Os novos talentos da atual MPB não se contentam apenas com a velha fórmula de rosto bonito e boa voz, que por anos e anos alimentou esse nicho do mercado fonográfico: elas agora querem ser respeitadas por suas composições.

A paulistana de 29 anos, Céu, surgiu em 2005 com o álbum independente também chamado de Céu. Explorando temas como a própria brasilidade, amores e a busca do 'eu', Céu surgiu num momento em que a MPB não sabia para onde ir, em virtude das interrogações que a internet impunha ao mercado brasileiro. Agora em 2009, Céu surge com o aguardadíssimo Vagarosa. É um álbum com 13 canções, sendo que apenas a regravação de 'Rosa menina rosa' de Ben Jor, não é de autoria da cantora. Na canção 'Vira lata', Céu conta com a parceria dele, que já tem música no nome, o negão Luiz Melodia.

Outra paulistana que arrebentou com o disco de estreia é Tiê Biral. Seu disco Sweet Jardim foi aclamado pela crítica paulista. Em relação a Céu, suas composições são mais intimistas e se relacionam com temas da vida urbana.

Já Maria Gadú já veio com a benção de mãos poderosas da música brasileira: Caetano, Milton e Ana Carolina, que assistiram suas apresentações e se encantaram com a moça de ousadia fácil: Gadú regravou o funk 'Baba' de kelly Key. O álbum que leva seu nome lançou a cantora de 28 anos ao circuito das grandes estrelas nacionais; Maria Gadú até há alguns meses atrás tocava em barzinhos do Rio de Janeiro.

Enfim, a safra é boa e pra quem quiser conferir as novas "cantautoras' da MPB taí a dica.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.