'Salve geral' - estréia nacional.

Salve geral - O dia em que São Paulo parou', filme de Sérgio Rezende sobre os ataques comandados pelo PCC durante o 'indulto' do Dia das Mães no ano de 2006, estrea na próxima sexta dia 02 de outubro.´

O filme conta a história de uma pianista (Vera, vivida por Andréa Beltrão) que precisa se aliar a uma advogada do PCC para tentar libertar seu filho que estava preso e havia ganhado o benefício de passar aquele feriado com a mãe, mas não voltou participando dos ataques promovidos por aquela facção criminosa.

Basicamente, as reivindicações dos líderes do PCC se voltavam contra as péssimas condições dos presídios e contra a implantação do RDD - Regime Disciplinar Diferenciado, um regime mais rigoroso de cumprimento da pena, que foi instituído em 2003 visando punir mais severamente presos que comandavam crimes de dentro das cadeias.

O filme de Sérgio Resende denuncia que o Estado foi o obrigado a negociar com os líderes da facção para que a normalidade voltasse. 'Salve geral' (salve na linguagem dos presos significa 'recado', um recado para a sociedade e seus comandantes) foi indicado para representar o Brasil no Oscar 2010, que acontecerá no dia 07 de março em Los Angeles.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.