Matemática pra Rubinho

Button: 84 pontos.
Barrichello: 69 pontos - diferença de 15 pontos.

O que não pode acontecer: Button colocar mais 5 pontos à frente de Barrichello. Ex: agora em Suzuka (GP do Japão), se Button chegar em 1, Rubinho não pode chegar em 4, pois aí Buton iria para 94 pontos (mais 10 do primeiro lugar) e Rubinho iria para 74 (69 mais 5 pontos do 4 lugar em Suzuka).
Nesse caso, como Button colocaria 20 pontos na frente de Rubens, mesmo que Rubinho ganhasse os dois últimos GPs e Button não pontuasse em nenhum dos dois, Button já sairia campeão em Suzuka, pois mesmo empatando com Button em 94 pontos, o critério de desempate (número de vitórias) favorece o inglês.

O que Rubinho tem que fazer: centralizando os esforços neste GP do Japão, Rubinho deve evitar que Button chegue na sua frente. Se os dois pontuarem, o que não pode acontecer como dissemos, é essa pontuação distar 5 pontos de um para o outro, como no exemplo que demos acima. O ideal era que Rubinho pontuasse na frente de Button, ou que Rubinho ganhasse e Button saísse da corrida. Neste último caso, Rubinho iria de 69 para 79 e a difrença entre os dois cairia de 15 para 5 pontos... E o bicho iria pegar no GP de Interlagos.

O que tem que acontecer já: de cara, Rubinho tem que conseguir uma boa posição nos treinos para o grid do Japão. Feito isso, essa prova no GP de Suzuka vai incendiar. E caso não aconteça uma daquelas 'zicas' de Rubinho, a sua experiência vai contar muito para não poder o controle emocional na corrida, pois neste caso a pressão está indo para cima do inglês e não para Rubens, pois Button já é tido como o campeão da F1 2009. Mas o samba não é bem assim não...

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.