Abusado. O Dono do Morro Dona Marta

Depois da megaoperação que culminou com a retomada da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão das mãos de traficantes, imediatamente eu adquiri "Abusado, O dono do Morro Dona Marta", de Caco Barcellos, que narra a história de Marcinho VP, ou Juliano VP, aquele ao qual a produção de Michael Jackson teve que pedir proteção para filmar no morro e que também obteve uma ajuda do cineasta João Moreira Salles, que rendeu o documentário "Notícias de uma Guerra Particular".

Mas aqui, uma explicação. O Marcinho VP (ou Juliano VP) do livro de Caco não é o Marcinho VP que comandou os ataques que culminaram com a operação que deu o resultado ao qual todos acompanhamos. O Marcinho VP dos ataques, foi transferido para o presidio de segurança máxima de Rondônia. O Marcinho VP do livro de Caco foi morto em 2003, no presídio de Bangu 3 e a mando do outro Marcinho VP.

Pois bem. Eu estou na parte do livro em que Marinho VP acabou de ser expulso do Morro Dona Marta. No ano de 1987, então com 17 anos, houve uma briga que tomou conta dos jornais. Até a agência internacional Reuters mandou representante para O Dona Marta. A rivalidade era entre dois traficantes: Cabeludo (apoiado por Marcinho VP) e Zaca, o qual ganhou a guerra e expulsou a família de VP do morro.

Marcinho está morando com uma família também expulsa. Paulista, que conseguiu fugir do cerco policial vestido de mulher, comprou um barraco no morro Cantagalo, em Copacabana, com dinheiro fruto de vários assaltos. Nesta parte parei.

Agora, creio que Marcinho VP, vai arquitetar um modo de voltar para o Dona Marta e se tornar o líder do "movimento" (tráfico) de lá.

Só pra constar, Cabeludo, que era apoiado por Marcinho, foi morto em uma emboscada na Tijuca.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.