Itabuna em "destaque" no Bom Dia Brasil
Pimentel 'destaca' o quadro de Itabuna: 90% dos homicídios vem do tráfico. Foto/repordução:TV Globo |
Mais uma vez, nossa querida Itabuna ganha "destaque" no noticiário nacional. Depois da dengue e do lixão, é a vez da violência abrir Itabuna para o mundo.
No matinal "Bom Dia Brasil", desta terça-feira (15), o ex-capitão do BOPE da PM do Rio de Janeiro e comentarista de segurança pública da Rede Globo, Rodrigo Pimentel, falou da situação da violência na cidade, colocando Itabuna como a 8ª mais violenta do país. Tudo isso acontece após aqule fatídico último fim de semana de abril, em que a cidade registrou 8 homicídios em um espaço de menos de 72 horas.
Pimental apontou a falha que é cometida no presídio de Itabuna, aonde os presos são divididos pelas facções, "raio a" e "raio b", como popularmente ficaram conhecidas as quadrilhas dentro daquele estabelecimento penal. Pimentou acentuou que isso fortalece os grupos criminosos.
Melhoria na segurança
"Pela primeira vez em 12 anos, observa-se uma tímida diminuição nos índices de violência na Bahia; queda de 6% em relação a 2011. Isto se deve a instalação de bases comunitárias e da criação de 10 delegacias especializadas na investigação de homicídios", disse o ex-integrante do BOPE apontando melhorias na segurança da Bahia.
Pimentel igualou as diretrizes da política de segurança pública na Bahia às do Rio de Janeiro: prisão dos chefes do tráfico, construção de presídios e ocupação dos espaços dominados pelo traficante.
No presídio de Itabuna, construído para receber 400 presos, hoje conta com uma população carcerária de 1.000 pessoas. Com a entrega do presídio em Eunápolis, 150 presos de Itabuna serão transferidos para aquele estabelecimento prisional. E finalizou apontando o 'grau de segurança' do presídio de Itabuna: no mês de abril 30 celulares foram apreendidos dentro das celas.
Nenhum comentário