Yoani Sánches em Jequié

Foto: Twitter


A premiada jornalista e blogueira cubana Yoani Sánches - finalmente - virá à Bahia para participar no dia 10 de fevereiro do lançamento do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta Cláudio Galvão da Silva Galvão, em Jequié.

Ela já havia conseguido o visto de turista, na embaixada brasileira em Cuba, para estar no Brasil agora em fevereiro. Faltava o mais difícil que era a autorização de saída concedida pelo governo cubano, o chamado "cartão branco" para deixar a ilha.

Yoani ficou mundialmente conhecida e internacionalmente premiada por sua ferrenha oposição à ditadura Castro, através do blog Generatión Y. Seu blog ficou conhecido no ano de 2008, quando a imprensa internacional cubria a posse do irmão de Fidel, Raul. Como reação, as autoridades cubanas bloquearam o acesso ao blog Generatión Y de Cuba em março daquele ano, só sendo liberado no ano passado.

A visita de Sánchez ao Brasil ocorre logo após a ida da Presidente Dilma a Cuba, aonde assinará acordos comerciais, principalmente em relação ao porto de Mariel, que está sendo feito pela brasileira Odebrecht com financiamento de US$ 600 milhões do BNDES. Sánchez disse esperar que "Dilma esteja interessada não só no estado da construção do porto, mas também no estado da construção dos direitos cidadãos em Cuba". Sánchez não se encontrará com a presidente brasileira, nem Dilma deverá tocar publicamente em temas relativos a direitos humanos na ilha.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.