Colunas de domingo - 15.05.11

Filosofia domingueira

"Carro 'véi', mulher feia e jegue, só o dono vai buscar"


De passagem



O que é bonito tem espaço no Itabuna City...todo o espaço!


Clássicos do samba




City Autos



Um dos ícones da indústria automobolística da década de 70, o Maverick é o maior símbolo dos chamados "muscle cars", originários dos beberrões da indústria automobilística americana.

O Ford Maverick começou a ser produzido noBrasil em 3 versões: Super (modelo standard), Super Luxo (SL) e o GT . Os Super e Super Luxo apresentavam-se tanto na opção sedã (quatro portas - lançado alguns meses após o lançamento do Maverick) como cupê (duas portas), sendo sua motorização seis cilindros em linha ou, opcionalmente, V8, todos com opção de câmbio manual de quatro marchas no assoalho ou automático de três marchas na coluna de direção. Já o Maverick GT era o top de linha. Com produção limitada, ele se destacava externamente pelas faixas laterais adesivas na cor preta, capô e painel traseiro com grafismos pintados em preto fosco, rodas mais largas, um par de presilhas em alumínio no capô e, internamente, um conta-giros sobreposto à coluna de direção do volante. O Maverick GT vinha equipado com motor de 8 cilindros em V de 302 polegadas cúbicas, potência de 199 hp (potência bruta, 135 hp líquido), e 4.950 cm3 de cilindrada oferecido somente com câmbio manual de quatro marchas com acionamento no assoalho. O Maverick equipado com motor V8 podia acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de dez segundos.

O Ford Maverick nacional teve sua produção encerrada em 1979, após 108.106 unidades produzidas.

Durante as décadas de 80 e 90, com a inflação e a alta constante dos preços de combustível, o Ford Maverick foi relegado ao posto de carro ultrapassado, obsoleto e beberrão e, durante esse período, a grande maioria deles foi parar nos subúrbios das grandes cidades ou nos ferros-velhos. Mas essa triste realidade começou a mudar no início do século XXI. Atualmente, em uma época onde reinam os pequenos e frágeis carros feitos quase inteiramente de plástico e chapas de aço finíssimas, o Maverick chama a atenção por onde passa, sendo considerado um dos poucos verdadeiros Muscle Car brasileiros (apesar de ter nascido como um Pony Car).

O Maverick com motor V8 é na atualidade um objeto de desejo dos admiradores de carros antigos nacionais. Um modelo GT ou LDO (este raríssimo com motor V8) bem conservado e com as características originais é item de coleção.

O Maverick com motor 4 cilindros atualmente é o mais comum dentre os apreciadores, devido ao maior número produzido (com relação ao modelo V8),e seu baixo custo, apesar da dificuldade de reposição de peças, sua durabilidade e as grandes possibilidades de preparação ainda o tornam um item de desejo.



Me, myself and my books

"Nos trezes anos em que D. João viveu no Brasil, as despesas da mal-administrada e corrupta Ucharia Real mais do que triplicou. O déficit crescia sem parar. No último ano, 1821, o buraco no orçamento tinha aumentado mais de vinte vezes - de 10 contos de réis para 239 contos de réis. Apesar disso, a corte continuou a bancar todo mundo, sem se preocupar com a origem dos recursos. "Todos, sem exceção, recebiam ração, de acordo com seu lugar e valimento", explica o historiador Jurandir Malerba. "Nobres, mas também cada artista contratado, como os cantores e músicos italianos, ou pintores e arquitetos franceses e naturalistas austríacos, embaixadores e funcionários das repartições recebiam sua cota de víveres à custa da Ucharia Real, práica extinta apenas no governo do austero D. Pedro I."

Trecho do best-seller, 1808, de Laurentino Gomes, trazendo as razões históricas da corrupção e do desleixo cokm o dinheiro público.

Mais de 1 milhão

Um comentário:

  1. Na minha opinião o Maverick dá um show. Olho para estes carros e fico só imaginando como deveria ser na época. Acredito que seja a mesma coisa que olhar para um Mustang Shelby GT500 zerado de hoje em dia. Pena que só a Chevrolet importou o Camaro. Seria interessante ver de perto estas super maquinas de hoje que carregam a herança daquilo que já representaram no passado.
    Abraços e visitem http://www.zerorodas.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.