Língua Ferina



'Me emocionei' ao ver a ênfase e a segurança com as quais a professora Amanda Gurgel traçou o (caótico) quadro da educação no estado do RN. E que na verdade, é um retrato da educação pública em todo Brasil, como denunciou a reportagem do Fantástico há uns 15 dias.

E pego carona nas palavras da professora para enveredar pela segurança pública. Na Bahia, a segurança pública é feita (o pouco que se faz) para dar errada. Pensa-se segurança pública num abismo. Pensa-se segurança pública no 'batido' prender-soltar. Nós delegados, fazemos um verdadeiro trabalho de "enxugar gelo". Pois se pensa em segurança afastado de políticas sociais. Pensa-se em melhorar a segurança com escolas como estas a que a professora Amanda Gurgel se referiu. Não se tomam medidas profiláticas. Só agem após o caos instalado.

Se a educação nunca foi prioridade neste país, como bem disse a professora, cada vez mais, mais delegados estarão enxugando gelo. As escolas não melhoram. As drogas sim, estas "melhoram". Era o crack, agora é o oxi, e depois virá uma droga mais letal ainda. E com certeza índices mais altos de criminalidade. O crack revolucionou o modo de se pensar a psiquiatria voltada para os dependentes químicos. E o oxi? Será a anarquia? E a educação? Não se preocupe! Continuará na apatia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.