Colunas de domingo - 22.05.11

Filosofia domingueira

"Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: você linda + eu inteligente = dois apaixonados"

Arnaldo Jabor

De passagem



"Minha linda, leia mais Jabor"


Clássicos do samba




City Autos



O carro do momento, digo, da polêmica do momento. Os vereadores do Rio de Janeiro queriam andar neste carro, às custas do dinheiro do povo. E ainda teve cara-de-pau que disse que precisava do automóvel porque não tinha carro particular. 'É mole?'

Me, myself and my books

"Se alguém tentar explicar ao público anglo-americano quem é Catano Veloso, vai acabar construindo um híbrido de Brian Wilson, Stevie Wonder, Bob Dylan, Sid Barret, John Lennon e Bob Marley. O mundo pop da língua inglesa não tem um Caetano Veloso e é provavelmente por isso que gente como Beck, Kurt Cobain e David Byrne o idolatra. andrógino, profundamente intelectuale, ainda assim, muito irreverente, ele é capaz de se apresentar a plateias do tamanho de um estádio de futebol com uma música desavergonhadamente esnobe.

Este álbum de estreia foi peça-chave na formação do Tropicalismo, um movimento po art rebelde que estourou no final dos anos 60 no Brasil. Involuntariamente, Caetano uniu um grupo de poetas, pintores, dramturgos e cineastas de esquerda nessa desafiadora resposta brasileira ao 'neo-rock' dos Beatles. é uma bossa nova tocada por roqueiros psicodélicos e orquestrada por compositores clássicos, numa mistura ainda mais complexa por conta dos arranjos de matais e das harmonias vocais barrocas. A música é impressionante - como no tremulante rock psicodélico "Clarisse", nas mágicas e complexas mudanças de acordes de 'Clara' e em 'Soy Loco Por Ti, América', um vivo tributo a Che Guevara - e mesmo quem não fala uma palavra de português fica intrigado com a 'poesia concreta' das letras de Caetano.

Os adolescentes brasileiros amaram o disco; a ditadura militar daquela época, não. Dois anos depois, Caetano foi forçado a deixar o Brasil e se exilar em Londres, o que só confirmou seu status de lenda e ajudou a divulgar sua carreira."


John Lewis, editor musical da revista londrina Time Out, flando sobre o primeiro álbum solo de Caetano, Caetano Veloso, em 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, Editora Sextante, que dentre os 1001 traz apenas três álbuns brasileiros, sendo dois de Caetano. Este e Circuladô


Mais de 1 milhão

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.